Você sabe qual é a diferença das madeiras para comprar os móveis da sua casa?

novembro 15, 2021


Saber escolher a madeira que será usada em seu móvel é muito mais que uma questão de design. Tendo em vista que a madeira adequada para o seu ambiente proporciona maior durabilidade para o móvel.

Além disso, saber escolher a madeira te ajuda a combinar perfeitamente a decoração da sua casa. Uma vez que os tons e acabamentos serão similares e consequentemente o efeito visual é de harmonia no ambiente.

Portanto, antes de comprar é muito importante entender um pouco mais sobre madeiras e até mesmo sobre cupins. 


Tipos de Madeira usados em Móveis
Existem muitos tipos de madeira que são usados na fabricação de móveis. De maneira que a qualidade da madeira implica diretamente no preço final do móvel e também na sua durabilidade.

Outra linda madeira maciça, a madeira de Imbuia tem o cerne que varia de cor, em geral entre o cor pardo-claro-amarelada a pardo-acastanhada, em geral com veios escuros.

A Imbuia é uma madeira que tem cheiro agradável e característico, com moderada intensidade e alta durabilidade natural.

Sua cor marcante fica muito bonita na pintura natural, agregando charme e estilo para a decoração de seu ambiente. Seja no uso dessa madeira para a movelaria ou no uso para adornar a construção da casa.

Essa é uma madeira muito resistente a cupins e outros organismos que possam danificar seus móveis.

É muito comum encontrarmos lindas mesas de Imbuia, valorizando a cor natural dessa madeira que é lindíssima. Assim como assoalhos de casas de luzo, decks de piscina e até mesmo óculos de luxo com acabamento em Imbuia.

Madeira Mogno
O mogno e considerado uma madeira de lei, o que significa que é uma madeira de alta resistência e qualidade. De tom castanho avermelhada essa madeira fica linda ao natural quando utilizada para compor móveis para as mais diferentes áreas de uso.

Essa é uma madeira que costuma escurecer com o tempo, no entanto, seu brilho natural costuma manter a beleza da madeira impecável por décadas.

Essa madeira possui diversas finalidades, podendo ser usada na construção de barcos de luxo como um acabamento, ser usada em adornos e detalhes da construção da casa, janelas, esquadrias, forros e em especial nos móveis.

Por ser uma madeira de lei, de altíssima durabilidade e acabamento refinado, essa não é uma madeira que irá apresentar cupim e problemas de uso ao longo dos anos. Sendo o tipo de acabamento que irá durar incansavelmente, servindo como herança para seus filhos e netos.

Madeira de Jequitibá
De cor média, essa madeira de excelente qualidade de acabamento e aceita tingimentos para o tom de mel, imbuia e tabaco.

A madeira de Jequitibá apresenta alta durabilidade, acabamento fino de superfície lisa e pouco brilhosa, odor imperceptível e é moderadamente pesada.

Apesar de ser uma madeira de alta qualidade seus móveis confeccionados em Jequitibá não devem ser colocados em condições adversas. Porque nesse cenário a tendência é que a baixa resistência a cupins possa causar um problema para a manutenção da vida útil de seu móvel.

Devido a sua cor, os móveis confeccionados em Jequitibá conferem sobriedade e elegância sem igual aos ambientes em que são colocados👇

Veja móveis com madeira Jequitibá no Atelier Clássico 

Madeira de Tauari
De tonalidade clara e excelente custo benefício, essa é uma madeira maciça de excelente qualidade e que aceita qualquer tingimento, mas fica especialmente bela na cor natural.

O acabamento das peças produzidas em Tauari é impressionante, sua cor natural preserva brilho moderado e em geral, fica bastante reluzente ao receber verniz.

É uma madeira que apresenta boa resistência para o uso em ambientes internos e locais pouco úmidos, pois a madeira poderá apresentar manchas azuis quando em contato com muita umidade.

Caso seja deixada em contato direto com chuva, sol e outras intempéries climáticas a madeira perde sua resistência natural. Sendo uma madeira muito usada para lâminas, confeccionando instrumentos musicais, portas, janelas e móveis em geral.


Madeira de Marfim
A madeira de Marfim maciça possui excelente qualidade e também se destaca pela cor clara que aceita qualquer tingimento.

Essa é uma madeira pesada, que não possui proteção natural contra o apodrecimento, por isso, para prolongar sua vida útil é preciso realizar a impermeabilização da madeira.

Ela é uma madeira resistente e com os tratamentos adequados é possível aumentar sua durabilidade, podendo ser usada até mesmo na construção civil.

Por isso é muito comum ver em casas mais luxuosas o piso de madeira marfim, que é elegante e tem uma coloração mais clara, deixando o ambiente acolhedor.

Os móveis confeccionados com essa madeira são muito elegantes, a cor clara facilita a combinação com várias texturas e ambientes, contribuindo para móveis duráveis e atemporais.

Madeira Eucalipto de reflorestamento
E por último, a nossa última indicação é o uso de Madeira de Eucalipto de reflorestamento, que beneficia a natureza e apresenta excelente qualidade para o uso em sua casa ou escritório.

A madeira de eucalipto pode ser usada em praticamente qualquer coisa, sendo uma madeira de excelente qualidade e consequentemente durabilidade.

A madeira de reflorestamento não possui qualidade inferior a madeira de eucalipto original. Na realidade, o reflorestamento é uma atitude nobre que visa a proteção do meio ambiente e a produção de madeira para uso comercial sem agredir o meio ambiente.

Sendo a madeira de reflorestamento uma madeira que possui qualidade natural do Eucalipto com o viés de proteção ambiental. Evitando por exemplo, a compra de madeira de origem duvidosa, que pode ter sido extraída ilegalmente e afetando negativamente o meio ambiente.

Pinos
A madeira de Pinos é uma madeira de reflorestamento, mas que não apresenta a mesma qualidade de um Eucalipto, por exemplo.

Sendo uma madeira fraca, que aparecem os nós e que não apresenta durabilidade. Uma porta de Pinos folheada por exemplo, empena com muita facilidade. Além disso, é uma madeira que em contato com umidade tende a inchar.

O que dá um acabamento muito ruim e por todas essas características, é natural que essa madeira não apresente a durabilidade de sequer 8 anos, por isso, é um móvel que você vai comprar e perder em pouco tempo. 

Caxeta ou Marupa
A cor belíssima dessa madeira chama a atenção e faz com que muitas pessoas desejem móveis confeccionados com ela.

No entanto, o tom claro esconde uma madeira muito leve, de baixíssima resistência e que quebra muito fácil.

Essa é uma madeira suscetível a presença de cupins e fungos causadores de manchas. Portanto, se você quer muito um móvel com essa madeira, é imprescindível realizar um bom tratamento dela antes de colocar em sua casa.

Porque a presença de cupins nessa madeira poderá causar uma verdadeira praga em todos os seus outros itens de madeira.

MDF
Calma! Não precisa jogar seu armário de cozinha ou de quarto fora, muito menos seu criado mudo porque foi feito em MDF.

Na realidade, o MDF é muito bom para racks, armários de cozinha, closets e permite uma grande variedade de acabamentos e trabalhos, podendo ser confeccionado em diferentes designs.

Mas não se arrisque na hora de comprar cadeiras e poltronas com acabamento em MDF. Você estará perdendo dinheiro no longo prazo, porque de fato o material não serve para tal finalidade. Portanto, use em seu imóvel o MDF com estratégia e inteligência.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

  1. Aqui tem uma riqueza e uma variedade imensas.
    Algumas MUITO caras.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!