Quais são os tipos de psoríase e como tratar?

janeiro 15, 2024

A psoríase é um problema dermatológico crônico, não contagioso, caracterizado pela formação de manchas brancas ou rosadas recobertas por um processo de descamação esbranquiçado.

Embora seja fundamental ressaltar sempre que essa doença não passa de uma pessoa para outra, o impacto estético das lesões gera desconforto estético e prejudica a autoestima de quem sofre com a condição.

É fundamental garantir que o diagnostico adequado seja feito da melhor forma possível, principalmente quando se leva em conta que quem tem psoríase conviverá com o problema pela vida toda. É possível adotar os tratamentos disponíveis o quanto antes, reduzindo significativamente o volume e a agressividade das lesões.

Para ampliar a conscientização sobre o tema, acompanhe o post e veja o que você precisa saber sobre essa doença.


O que é a doença psoríase?
Não se sabe ao certo que parte da população é portadora da psoríase, mas acredita-se que esse é um problema de saúde relativamente comum. Entretanto, já existe a noção de que ele afeta homens e mulheres de forma igual e distribuída em todas as faixas etárias, sem distinção entre etnias.

De forma resumida, a doença se manifesta a partir de um quadro de natureza inflamatória, com causa ainda não bem explicada. A partir disso, o paciente desenvolve as lesões características da doença: manchas vermelhas que, em seguida, passam por um processo de descamação até ficarem com um aspecto esbranquiçado.

Tudo leva a crer que tal processo é resultado da ação da liberação de substâncias inflamatórias por determinadas células de defesa do organismo, o que gera o aspecto avermelhado das manchas. Em seguida, o corpo responde à inflamação, e a presença de células de defesa na região faz com que a pele descame.

Tal ciclo só é interrompido com o tratamento adequado, que reduz consideravelmente o número de novas lesões. Em parte dos casos, a doença progride para quadros de psoríase artropática, que atinge as articulações e provoca fortes dores.

O que desencadeia a psoríase? 
Não é possível indicar o que causa a psoríase, muito menos o que desencadeia os casos da doença. Ainda assim, alguns aspectos podem ser levados em conta para estimar o risco de alguém desenvolver o problema.

Entre os principais, estão:
  • histórico familiar;
  • estresse e problemas de natureza psicológico;
  • climas frios;
  • obesidade;
  • resposta a determinados quadros infecciosos;
  • uso de determinados medicamentos, como alguns antimaláricos — utilizados no tratamento da hipertensão — e o lítico, indicado para determinados transtornos psicológicos.
  • O abuso do álcool e o tabagismo tendem a agravar a frequência e a gravidade das lesões, o que faz a interrupção do uso dessas substâncias importante na evolução do quadro.

Como tratar a psoríase?
Embora não tenha cura, o tratamento da psoríase pode controlar a doença com bons resultados. Todavia, a melhor indicação de intervenção deve ser feita de forma cuidadosa pelo médico responsável, conforme avaliação do quadro de cada paciente.

Em casos mais leves, manter a hidratação da pele, aplicar medicamento para psoriase na forma de pomadas e garantir uma exposição adequada ao sol contribuem com a redução do número de lesões.

Em quadros moderados, podem ser introduzidos medicamentos que regulam a função do sistema imune, diminuindo a resposta inflamatória.

Além disso, podem ser indicadas sessões de fototerapia, em que o paciente é exposto a raios ultravioletas de forma controlada. Essa opção de tratamento deve ser conduzida por profissionais, sob o risco de elevar a chance de desenvolver câncer de pele.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!