O que levar em conta antes de comprar um ar-condicionado?

outubro 06, 2023

Está sonhando com um ar-condicionado para enfrentar as ondas de calor? Antes de investir no aparelho é interessante conhecer as diferenças entre os principais tipos vendidos no mercado.

Assim, será mais fácil descobrir qual ar-condicionado atenderá melhor às suas necessidades, terá bom custo-benefício e evitará que sua conta de luz chegue nas alturas.


Ar-condicionado split. São aqueles que têm duas partes. Uma delas é o conjunto responsável pelo resfriamento do ar - popularmente conhecido por "motor". A outra é a que sopra o ar para o ambiente a ser refrigerado. Eles são mais trabalhosos para instalar. Então, é melhor planejar a compra com calma. Isso porque será necessário colocar o motor do lado de fora do seu imóvel ou ainda em um cômodo que tenha ventilação para o exterior.

Ar-condicionado de janela. São os mais compactos. A instalação tende a ser mais prática do que a do split, porque há esquadrias específicas para fixá-los.

Ar-condicionado portátil. É uma solução ainda mais prática, ao levar em conta alguns pontos: não é necessário um profissional especializado para a instalação e não exige qualquer alteração na fachada do imóvel.

O ar condicionado portátil costuma vir com um tubo que serve para retirar o ar quente do ambiente. Esse tubo é normalmente encaixado na janela do cômodo com a ajuda de um adaptador. Aqui, é importante não confundir com climatizadores, que funcionam de forma parecida com um ventilador.

O que levar em conta antes de comprar um ar-condicionado?
  • BTUs: é a sigla para British Termal Unit (Unidade Térmica Britânica). Ela indica a capacidade de refrigeração do aparelho. Quanto maior, mais ele gela o ar.
  • Tensão de funcionamento: por ser um aparelho de alto consumo, se possível, prefira os modelos 220V. Eles tendem a exigir menos da rede elétrica da sua casa.
  • Consumo de energia: vale observar a etiqueta do Inmetro com essas informações para que o escolhido seja um modelo mais econômico.
  • Modos de funcionamento: alguns aparelhos são "quente e frio". Isso significa que são capazes de aquecer o ar, podendo ser usados no verão e no inverno.
Aprenda como economizar energia com ar-condicionado

Sem dúvida, o grande fator que acaba influenciando no consumo de energia do ar-condicionado (e, consequentemente, na conta de luz ao fim do mês) é a maneira como o aparelho é utilizado. Por isso, adotar alguns cuidados e práticas ajuda muito a manter a conta baixa e a temperatura confortável no seu lar.
  • Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente: 23 graus costuma ser ideal;
  • Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada do ar da rua;
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
  • Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais;
  • Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo, mas não o desligue se a ausência for rápida, pois isso pode acabar aumentando o consumo de energia;
  • À noite, ative a função Sleep (presente na maioria dos aparelhos split) que regula a temperatura automaticamente e economiza energia;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente no ambiente em que o condicionador de ar está, pois eles fazem com que o eletrodoméstico “trabalhe mais” para resfriar o cômodo!
Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!