Conheça os tecidos mais comuns de afaiataria

setembro 10, 2023

As peças em alfaiataria sempre estiveram presentes em diferentes épocas na história da moda, ganhando muita presença atualmente, quando as roupas de alta costura deixaram os escritórios e se tornaram verdadeiros ícones da moda, completando os looks despojados aos mais finos e sofisticados.

A alfaiataria deixa qualquer composição mais elegante, fugindo do usual e prático, se tornando uma peça democrática com muito elegante. 


Mas o que é alfaiataria?
Quando falamos em roupas de alfaiataria, muitas mulheres se confundem, achando que são um tipo de tecido específico em que eram fabricados de roupas sociais e uniformes. Não é por acaso que esse conceito foi difundido entre as mulheres, pois há pouco tempo, apenas encontrávamos alfaiataria em composições mais sérias e formais.

A alfaiataria consiste em roupas com shapes bem estruturados, de corte reto e elegante que sempre se mantêm bem alinhadas, transmitindo seriedade e poder nos looks femininos. Dificilmente você encontrará peças de alfaiataria que sejam compostas de malha e que tenham muita aderência ao corpo, são modelagens de roupas sérias e nada vulgares que se tornaram verdadeiras tendências do momento.

A alfaiataria disponibiliza diversos tipos de tecidos dos quais você irá conhecer neste conteúdo para entender e conhecer cada um deles.


Quais tecidos de alfaiataria mais comuns?
Não são todos os tipos de tecidos de alfaiataria que permitem construir peças de alfaiataria, como, por exemplo, as peças que possuam muito elastano em sua composição não proporcionaram a ideia de roupas firmes e nobres, deste modo, apenas alguns são indicados para a construção de roupas de alfaiataria. Vamos conhecer cada um deles e suas características agora!

1. Linho
O linho é um tecido clássico, muito comum em camisas masculinas e possui um leve aspecto rústico, onde conseguimos ver seus pequenos nós de tramas e urdumes.

Apesar de ser um dos mais antigos da história, seu preço é elevado e seu aspecto transmite a ideia de elegância, pois as peças de linho não são comuns em fast fashion e parecem ser peças únicas.

As peças de alfaiataria em linho remetem às estações mais quentes e aos países do mediterrâneo, são sofisticadas por si só e quando confeccionadas com técnicas de alfaiataria, elas normalmente possuem corte e costuras retas, dando liberdade e movimento ao vestir, podendo ser utilizada em várias ocasiões.

O linho é vendido em várias gramaturas diferentes, mas até mesmo as versões mais pesadas dele são indicadas para a alfaiataria. Você encontra três tipos de linhos, comumente utilizados na alfaiataria:

Linho puro: É mais rústico e pesado, ideal para calças e vestidos de alfaiataria;
Linho misto: É o linho misturado com algodão ou viscose, sendo um tecido de excelente qualidade e de menor custo.
Cambraia de linho: É uma versão do linho mais leve e fresca, ideal para camisas femininas que os dias mais quentes pedem;


2. Lã fria
A lã natural tem origem animal, extraída de ovelhas, lhamas e alpacas. É popular por não reter muito calor, feito com fibras longas, é um tecido nobre e muito procurado quando o assunto são peças de alfaiataria.

Quando vemos uma peça em lã fria já notamos como sua composição deixa as peças elegantes e trazem certa perspectiva de formalidade. Antigamente era muito utilizada em roupas masculinas, mas atualmente temos a lã fria utilizada em peças femininas como blazers, calças e até mesmo em vestidos.

Nós encontramos a lã em várias composições diferentes, sendo delas:

-Lã pura;
-Lã com elastano;
-Lã com fibra artificial de viscose;
-Lã com fibra sintética;
-Lã mista, composta de fibra artificial e sintética ou elastano.

Mesmo que a lã nos remeta aos looks para dias frios, ela proporciona um conforto térmico e protege contra altas temperaturas. Também é um tecido que não amassa, deixando o look elegante por todo o período em que for utilizá-la.


3. Gabardine
O gabardine é o favorito para a composição de peças em alfaiataria, além de nunca sair de moda, possui poliéster em sua composição, deixando a peça mais leve e prática, além de ser um tecido muito barato em comparação com o linho e a lã fria.

Mesmo tendo composição sintética, ele é pesado, promovendo um ótimo caimento para roupas de alfaiataria e peças sociais, além disso, possui certa impermeabilidade, dando um aspecto mais encorpado.

Encontramos a gabardine misturado com viscose, poliéster ou algodão, excelente para camisas, macacão e calças de alfaiataria.

4. Sarja
A sarja possui fibras naturais de algodão e é um tecido popular por possuir trama em diagonal, criando uma trama mais flexível mesmo sendo firme.

Encontramos a sarja com diversos tipos de acabamentos, desde os mais rústicos como os com acabamento acetinado e elegantes. A sarja é muito popular na composição de calças femininas e masculinas, é muito confortável ao toque e proporciona liberdade ao vestir peças compostas nesse material.

Você encontra peças de alfaiataria com sarja misturada com elastano ou viscose, dependendo da necessidade que a modelagem pede.


5. Crepe
O crepe é um dos tecidos de alfaiataria pesados, mas possui excelente elasticidade e é muito confortável ao toque, excelente para a composição de calças, blazers e vestidos para dias quentes, pois eles não possuem muita aderência na pele e permite a liberdade dos movimentos.

O crepe não era tão popular na alfaiataria clássica, mas ganhou muito espaço nos últimos anos com a frequência de temperaturas elevadas e necessidade de peças mais leves.


6. Jacquard
O jacquard natural é composto por algodão e seda, mas também pode ser encontrado em sua forma sintética, composto em poliéster. Ele é famoso por possuir leves estampas produzidas com o próprio fio, promovendo a sensação de alto-relevo e sofisticação a qualquer peça confeccionada com ele.

Você o encontra em gramaturas mais leves ou pesadas, sendo estas não ideais para o vestuário, por não possuírem movimento.

Este tecido é encontrado em várias composições, sendo as principais delas:

-Jacquard com algodão e seda;
-Jacquard com algodão e viscose;
-Jacquard composto com elastano
-Jacquard com poliéster.

Apesar de não ser tão comum encontrar peças em jacquard, existem alfaiates que ainda produzem blazers com ele e até mesmo conjuntos.


7. Veludo
O veludo é o tecido que transmite muita sofisticação em qualquer peça de alfaiataria. Não é para qualquer momento e deve haver muita estratégia ao utilizá-lo com acessórios e sapatos que se destacam, pois o look pode ficar pesado e exagerado, perdendo a elegância que proporciona.

Composto por algodão, seda e lã, é famoso por ter pelos curtos e ser liso e sem pelos no seu avesso. Existem vários tipos de veludo, alguns mais macios, outros foscos ou brilhantes e até alguns possuem uma aparência molhada, conheça eles:

Veludo alemão: é uniforme, e não é composto por elastano, perfeito para peças de alfaiataria;
Veludo cristal: é brilhoso e possui muito elastano em sua composição, não sendo indicado para alfaiataria;
Veludo molhado: é um tipo de veludo mais fino e maleável, tendo uma aparência de amassado e molhado, também não sendo ideal para alfaiataria;
Veludo devorê: em seu processo de fabricação é feito desenhos no próprio tecido, deixando qualquer peça com ele mais autêntica e elegante. Apesar de existirem peças de alfaiataria com ele, é mais indicado para o uso em blusas e vestidos;
Veludo cotelê: possui um desenho canelado e é inconfundível! Seus pelos curtos trazem o conforto do veludo e o desenho canelado que deixa qualquer blazer muito elegante! É uma ótima aposta para peças de alfaiataria.

O veludo é encontrado em várias composições, com elastano, seda, lã, viscose, algodão e outras. Sempre proporcionando a ideia de sofisticação em qualquer look.


8. Oxford
Os tecidos de oxford são compostos de poliéster com um pouco de algodão, tendo um pouco de elastano. É muito resistente e popular na composição de uniformes e roupas sociais, por ser uma trama mais barata e não tão nobre, não deixa as peças confeccionadas menos elegantes e podem serem facilmente incluídos nos looks para trabalho.

Conhecido pela sua alta durabilidade, sua textura é similar a gabardine e é um material mais pesado, com pouca transparência. Por ser muito funcional e versátil, ele é muito utilizado na alfaiataria.


9. Shantung
A fibra da shantung é composta de seda, e sua textura é encorpada. Possui um aspecto fino e muito sofisticado, sua aparência exótica e agradável é muito procurada nas peças de alfaiataria feminina e transmitem a ideia de muito luxo no look.

Este material cumpre com tudo o que as peças de alfaiataria pedem e pode ser encontrado em 100% seda, e composto com viscose ou poliéster. Por ser uma trama cara, a elegância é garantida nas peças confeccionadas com ele.


10. Zibeline
O zibeline é um pouco menos brilhoso do que o shantung, mas assim como ele, seu tecido também é produzido com seda.
Esse material é mais pesado e resistente, sendo ideal para a confecção de peças bem estruturadas, que exigem um caimento chique.


Mesmo sendo uma trama pesada, sua espessura é fina e por ser brilhoso é mais comum ser visto na alfaiataria feminina. O zibeline e o shantung são muito semelhantes em vários aspectos, mas se o objetivo é transmitir poder através das peças de alfaiataria, opte pelo zibeline.

Agora que já conhece os tipos de tecidos, está na hora de escolher o preferido e elaborar aquele look para arrasar em qualquer ocasião. Conheça os melhores lançamentos de Alfaiataria Feminina na Anname, da vitrine para o seu guarda-roupa - https://anname.com.br/

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!