Dicas para melhorar a memória e a concentração

março 01, 2023

Muitas pessoas desejam melhorar a memória e a concentração, não é mesmo? Assim, conseguem aumentar o desempenho em tarefas do dia a dia, como no trabalho, nos estudos e em situações do cotidiano. Isso ocorre porque essas duas capacidades são extremamente importantes quando queremos conquistar bons resultados em qualquer tipo de atividade que praticamos. Mas saiba que diante das interferências do ambiente (luzes, sons, notificações no celular, entre outras), contar com uma boa concentração virou um desafio real e é por isso que é sempre muito importante contar com alguns hábitos para que haja uma melhora na memória e na concentração.


Cuide de sua saúde mental
Tanto a sua memória quanto o foco são resultados diretos de muitas conexões cerebrais funcionando em harmonia. Mas para que todo esse processo aconteça de maneira satisfatória, nada melhor do que fazer com que a sua mente se mantenha longe de distrações capazes de comprometer a sua saúde. Por isso, tenha um bom desempenho em suas atividades.

Evite muitas tarefas ao mesmo tempo
Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. A tentativa de realizar diversos trabalhos ao mesmo tempo, é uma forma de tentar concluí-los no menor tempo possível.

No entanto, essa prática contribui para a falta de atenção nas ações e, consequentemente, esquecimento. Por isso, para melhorar a memória, é preciso evitar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Realize exercícios de memorização
Tente imaginar que o seu cérebro é como um músculo, ou seja, quanto mais você o exercita, mais forte ele irá se tornar. Sendo assim, praticar atividades que auxiliam na memorização é muito importante para que a gente consiga reter mais conteúdos e com isso, se lembrar deles mais facilmente. Trabalhar a sua memória é bastante útil, ainda mais quando vamos evitar complicações de saúde que podem gerar esquecimento, principalmente em idosos. Aqui, você pode apostar em palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, jogo da memória, quebra-cabeças e muitos outros.


Tenha boa qualidade de sono
Enquanto dormimos, o registro de tudo aquilo que foi vivido durante o dia se estabiliza no hipocampo, região do cérebro de onde as informações podem ser resgatadas quando for necessário. Portanto, para melhorar a memória, não basta somente fechar os olhos, o sono deve ter qualidade. 

Pessoas que dormem bem apresentam menores riscos de sofrer declínio cognitivo. Na contramão, aqueles que apresentam apneia do sono aumentam as chances para doenças como demência. 

Procure não consumir álcool e cigarros
Maus hábitos como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo podem facilmente acarretar inúmeros danos à saúde. Isso porque além deles serem fatores de risco para o surgimento de complicações no fígado, doenças respiratórias e diversos outros prejuízos, quando consumidos a longo prazo, os dois podem gerar problemas de memória porque levam toxinas ao cérebro.

Procurando por remedio para memoria? Confira as ofertas que Barbosão separou para você. Facilidade no pagamento e entrega rápida. Vem ser feliz!

Ginseng ajuda a melhorar a memória e a concentração?
Saiba que não é só pela crença popular que sabemos os benefícios do ginseng para a melhora da memória e da concentração. Muitas pesquisas publicadas comprovam os seus benefícios cognitivos, ou seja, aqueles que estão relacionados à memória, concentração e foco, todos eles promovidos pelo extrato dessa raiz. Tudo isso ocorre porque o ginseng conta com uma substância que é conhecida como escopolamina. Ela age na diminuição de algumas reações químicas que danificam bastante a memória.

Fora isso, o consumo do ginseng ajuda bastante na expansão dos vasos sanguíneos. Com isso, melhora a circulação do sangue e também a passagem de oxigênio ao cérebro. E consequentemente vai melhorar a concentração e ainda vai promover a saúde cerebral como um todo.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!