Aprenda a pintar superfície de metal para decoração

julho 12, 2022

Cansou daquela cozinha sem cor alguma? Que tal aprender como pintar eletrodomésticos, então? Afinal, como sabemos, eletrodomésticos tendem a ser itens duráveis. Portanto, só vale a pena investir em outros quando os seus já estão bem antigos. 

Logo, pintá-los é uma alternativa, para quem quer dar uma repaginada no ambiente e para quem quer deixá-lo cheio de personalidade sem gastar muito. Você pode pintar geladeira, fogão, grill, microondas e muitos outros itens presentes na cozinha. 


Gostou? Então confira aqui como pintar eletrodomésticos do jeito certo, como harmonizá-los com a decoração e os cuidados necessários para não danificá-los durante o processo. O blog das cores criou o passo a passo💜

Quais materiais posso utilizar?
As formas mais simples de pintar eletrodomésticos em casa não são muito diferentes das que se utilizam em paredes. Logo, pincel, tinta spray e rolo de tinta podem ser usados sem problemas. O que irá mudar de um para o outro é o tipo de cobertura e o tempo de secagem. Porém, algumas informações são importantes para a escolha do material. 

O pincel, por exemplo, é mais indicado para áreas muito pequenas. Isso porque tende a sujar bem menos o ambiente em volta. Só que a pintura, nesses casos, costuma ser mais demorada e as chances de o eletrodoméstico ficar marcado são maiores. 

O spray, por sua vez, é muito prático e garante uma ótima cobertura quando utilizado da forma correta. Entretanto, é recomendado utilizá-lo em áreas maiores, tanto por conta de sua aplicação quanto pela pulverização da tinta. Além disso, serão necessárias várias latas de spray, a depender do que você queira pintar. 

Por fim, o rolo de pintura é de fácil aplicação e também proporciona uma excelente cobertura. O tamanho do rolo ditará o tempo de trabalho, mas recomenda-se utilizar um que não seja muito grande para fazer uma boa aplicação. Além disso, o rolo exige que se utilize uma bandeja de pintura. 


Está precisando de um fogão novo? Espia aqui algumas ofertas fogão e aproveite para renovar a sua casa

Com qual tinta posso pintar meus eletrodomésticos?
Alguns tipos de tinta aderem muito bem às superfícies de eletrodomésticos. A tinta epóxi à base d’água, por exemplo, é uma delas. Afinal, ela adere facilmente a qualquer superfície. 

Outra vantagem dela é o fato de ter baixo odor, o que facilita a aplicação em ambientes internos. Entretanto o esmalte sintético, também à base d’água, é outra ótima opção por aderir bem a diversas superfícies e possuir bom acabamento. 

Como preparar o eletrodoméstico para a pintura?
Assim como em paredes, a preparação do eletrodoméstico garantirá uma cobertura mais satisfatória, com uma maior durabilidade do produto. Logo, siga estes passos:

👉desplugar o eletrodoméstico da tomada;
👉esvaziar o eletrodoméstico;
👉abrir portas e janelas;
👉proteger o chão e as laterais do local no qual o eletrodoméstico será pintado;
👉cobrir com fita crepe as áreas que não serão pintadas;
👉limpar a superfície do eletrodoméstico;
👉lixar a superfície com uma lixa de grão 120 até tirar o brilho e criar aderência;
👉iniciar a pintura, pintando sempre na mesma direção (indicamos a vertical).
 
É importante ressaltar que, caso o eletrodoméstico tenha algumas marcas de ferrugem, é fundamental lixar essas áreas para retirá-las e, depois, passar massa plástica. Por fim, lixe a superfície novamente para nivelá-la. 

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!