Descubra o que Salvador reserva para você com essas 5 dicas!

fevereiro 14, 2020

Salvador é uma alegria durante os 365 dias do ano. Você pode ir a qualquer momento que certamente ficará encantado com a riqueza cultural e a hospitalidade do povo da Bahia. E você ainda pode aproveitar o sol e o calor, que não dão trégua nem no inverno.


Se você deseja conhecer as festas típicas da capital, fevereiro e março são o período mais adequado, não apenas para o carnaval, mas também para as comemorações da lavagem da escada do Bonfim e da Festa de Iemanjá. Mas é claro que não para por aí, descubra agora o que você precisa conhecer em uma visita para a capital da Bahia:

1. Farol da Barra

Assista ao pôr do sol do Farol da Barra




Se você quer ter uma das vistas mais bonitas da Baía de Todos os Santos, não deixe de fora da sua viagem uma visita ao Farol da Barra. A subida de 82 degraus pode parecer grande, mas o esforço será irrelevante quando você estiver apreciando toda a beleza que este local oferece. Uma dica é subir o mirante no final da tarde, para assistir ao pôr do sol.

No local está ainda o Museu Náutico da Bahia, que fica no Forte Santo Antônio da Barra, a mais antiga edificação militar do Brasil. No museu, você poderá conhecer um acervo valioso de achados arqueológicos submarinos, além de uma mostra sobre a história da região.

2. Basílica Nosso Senhor do Bonfim

A Lavagem do Bonfim acontece nas escadarias da igreja
Quando você pensa em Salvador qual imagem vem a sua mente? Provavelmente a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, com as suas fitas coloridas nas grades, é uma delas. Conhecida pela cerimônia de Lavagem do Bonfim, que acontece nas suas escadarias, o local é um símbolo da história soteropolitana.
A Basílica começou a ser construída em 1745, mas só foi finalizada quase 30 anos depois. Como preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, as pessoas escravizadas na época eram obrigadas a lavar as escadas e foi essa prática que deu origem a Lavagem do Bonfim, que hoje é uma amostra do sincretismo religioso da Bahia e sua cultura, contando, inclusive, com um cortejo das baianas do Candomblé.

3. Praia de Itapuã

A praia ficou famosa pelos versos de Vinicius de Moraes


Imortalizada nos poemas de Vinicius de Moraes e músicas de Dorival Caymmi, a Praia de Itapuã é a queridinha dos baianos, com seus coqueiros, areias claras e um farol, que deixam a paisagem ainda mais bela.

Você quer fugir do burburinho de Salvador? Então, vá para a Praia de Itapuã. Lá, com certeza, você conseguirá relaxar e renovar as energias, longe do estresse do centro urbano. Que tal almoçar onde era a antiga casa de Vinicius de Moraes? Para isso, coloque no seu roteiro um passeio até o restaurante Casa di Vina, cuja especialidade são massas e frutos do mar.

4. Acarajé da Cira

Experimente um dos pratos mais famosos da Bahia

Quando o assunto é culinária baiana, não é possível deixar de fora uma das principais iguarias desse estado maravilhoso, claro, o acarajé, querido tanto pelos moradores como pelos turistas. Se você quer provar o acarajé mais famoso de Salvador, irá encontrá-lo próximo à Praia de Itapuã, basta procurar pelo Acarajé da Cira, que você não vai se decepcionar.
O bolinho de feijão recheado com vatapá, camarões e molho de tomate da Cira, com mais de 30 anos de tradição, é um dos mais saborosos da cidade. Mas, fique atento: só peça o Acarajé quente se gostar de algo realmente bem apimentado.

5. Culinária especial

Conheça as delícias da comida baiana

Pratos à base de frutos do mar e o maravilhoso acarajé são comidas imperdíveis na capital baiana, que devem ser incluídos na lista do que fazer em Salvador, se você quer conhecer os costumes locais. Muito mais do que uma simples refeição, os baianos conseguem expressar traços da cultura em seus pratos.

Além do acarajé, prove também a moqueca, o caruru e a lambreta. O Yemanjá é um ótimo lugar para comer frutos do mar, mas não espere preços baixos. Se quiser opções mais acessíveis, vá até o Bogary, na Ribeira. Um bom lugar para provar a legítima comida baiana – sem gastar muito – é a Dona Mariquita, que fica na Rua do Rio Vermelho.

Extra: Carnaval de Salvador

O maior carnaval de rua do planeta

Pensou que não falaríamos de um dos melhores carnavais do país? Com uma alegria 365 dias por ano, Salvador tem como principal festa o carnaval. Considerado o maior carnaval de rua do planeta, os foliões tomam conta da cidade durante a festa de Rei Momo.
Seja ao som de Olodum ou atrás dos famosos trios elétricos que fazem o trajeto Barra-Ondina, curtir o carnaval em Salvador é uma experiência única. Durante a folia, você terá a oportunidade de curtir muito ao som de cantores e cantoras famosos, que já são símbolos do carnaval da capital baiana, como Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury e Claudia Leitte.

A capital oferece atrações, atividades e festas para todo tipo de visitante, planeje seu roteiro, reserve um dos hotéis em Salvador e vá curtir uma viagem inesquecível!

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Facebook

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

  1. Owwn que linda. Amei ver essa postagem sobre minha linda cidade. Moro aqui e sim, é lindoo demais. Vale a pena conhecer. Xeruuh

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!