Vai pedalar? Dicas para você melhorar o conforto

novembro 01, 2023

Muitos ciclistas começam a pedalar e logo querem percorrer distâncias maiores, acontece que o nosso corpo precisa de um tempo de adaptação para que o pedal não se transforme em um problema.

Quantas vezes já ouviu alguém falar que desistiu do pedal? Muitas pessoas precisaram abandonar o pedal longo pelo simples fato de não ter se preparado direito.


Essa situação é ruim tanto para quem tem que abandonar o pedal, quanto para os outros ciclistas do grupo que não podem deixá-lo para trás.

Fazer uma boa preparação para um pedal longo é uma obrigação para o ciclista responsável, que tem respeito pelos seus amigos e por si mesmo.

Hoje o post é especial e com dicas úteis para você se preparar melhor e evitar sérios problemas.

Conforto é fundamental
Se você nunca fez um bike fit, talvez agora seja um ótimo momento para fazer um. Outra boa dica é investir em um uniforme para ciclismo, já que a bermuda com forro ajuda a evitar as dores, e a camiseta é ótima para manter o controle térmico e  para carregar itens como alimentos, dinheiro, documentos e ferramentas.

Mas, seja como for, jamais faça a estreia de nenhum destes itens durante uma pedalada longa. Acredite, é bem ruim descobrir que a bermuda de ciclismo tem uma costura que te incomoda no meio de um pedal de várias horas.


Procurando por bicicleta feminina aro 26? Confira as ofertas que a Gran Mercato separou para você. Facilidade no pagamento e entrega rápida. 

Vá acompanhado
Não custa reforçar: em seus pedais longos, é muito bom contar com ao menos uma companhia, e existem vários motivos para isso. Essa dica é fundamental por conta da segurança.

Ter alguém ao seu lado ajuda a passar pelos momentos mais duros da pedalada, e boa prosa faz o tempo passar mais rápido.

Além disso, duas cabeças pensam melhor do que uma, e você tem mais recursos como alimentos, ferramentas e sobressalentes como câmaras reserva e remendos.

Tente ir acompanhando alguém experiente na bike, já que essa pessoa pode te ajudar mais em caso de dificuldades mecânicas – mesmo assim, é fundamental ser autossuficiente e carregar os itens essenciais para qualquer pedalada.

Saia cedo
Não tem muito como escapar: quem faz longão normalmente precisa madrugar, até para não ficar sem luz no meio do caminho e para evitar começar a pedalar já com o sol a pino. Por isso, coloque o despertador para tocar e prepare-se para levantar junto com o galo.

Alimentação e hidratação são fundamentais
É importante manter o corpo alimentado e hidratado em pedaladas mais longas. Se não, você corre o risco de “quebrar” por falta de energia e, quando isso acontece, é realmente muito difícil continuar pedalando.

Para isso, é fundamental se alimentar corretamente antes de pedalar e, durante o pedal, ingerir alguma fonte de alimento a cada meia hora de atividade – pode ser gel, barrinhas, bananinhas ou similares, mas o melhor mesmo é falar com um nutricionista.

A água ou outro hidratante deve ser consumida o tempo inteiro, com cerca de 500Ml por hora de pedalada sendo um número razoável para se mirar – seja como for, o melhor a se fazer é conversar com um nutricionista.


Fortaleça o corpo
A partir de um certo ponto, é preciso investir em outras atividades como o funcional ou a musculação para encarar pedais mais longos sem sentir dores ou incômodos, especialmente nas costas.

Além disso, andar de bicicleta não é a atividade mais equilibrada do mundo, e muitas vezes, quem pedala demais acaba sofrendo com problemas de postura, de alongamento e desequilíbrio muscular, principalmente nas pernas.

Por isso, lembre-se que existem outras atividades que devem acompanhar o ciclista, principalmente se os pedais mais longos e desafiadores forem entrar de forma permanente em seu cardápio.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!