Como começar a surfar: Primeiros Passos

outubro 31, 2023

Se você sempre teve curiosidade em se aventurar no mundo do surf, mas não sabe por onde começar, este é o lugar certo para você! 

Embora o surf não seja o esporte mais difícil ou complexo do mundo, requer paciência e constância, pois é exigente e altamente variável, pois cada onda é diferente e existem fatores que podem determinar a atividade como o vento, as marés, a ondulação ou o mar de fundo. Durante o aprendizado, você se desafiará e ativará sua mente e seu corpo. Então não desista, tenha paciência e aproveite cada onda que vier.


Importância da prancha
Ter um bom material vai te ajudar no aprendizado e, nesse sentido, no surf o mais importante é a prancha. Além disso, ter uma boa prancha pode fazer a diferença entre pegar 20 ou nenhuma onda durante o treino, além de poder viver uma experiência completamente diferente. Isso não significa ter a prancha mais recente ou mais cara, mas aquela que se ajusta em volume e forma a você. Assim, você deve levar em consideração tanto a espessura, quanto a largura e o comprimento, para que lhe ofereça maior estabilidade. Em qualquer loja de surf eles poderão aconselhá-lo sobre isso.

Escolha um bom local de surf
Um bom local de surf é aquele lugar onde existem condições ótimas ou aconselháveis ​​para a prática de surf, tanto pelas ondas, como pelos acessos ou instalações próximas. Nesse sentido, você deve escolher um local adequado ao seu nível, pois existem praias que podem ser perigosas para iniciantes.

Aprenda as regras
Para que tudo flua e você aproveite ao máximo esse esporte, é muito importante que você aprenda as regras do surf, que também te ajudarão a evitar acidentes e problemas com outros surfistas. Internalize essas regras e você pode começar a surfar.


Traje de surf e outros elementos
O traje de surf é essencial para poder surfar em águas frias e quentes. É um neoprene sintético que possui bolhas de gás em seu interior. Encontrará diferentes trajes de surf de distintas espessuras que se adaptam às temperaturas das águas que vai surfar. Além do traje de surf, você deve ter esses outros elementos:
  • Botas: embora não faça parte do material básico, é necessário usá-las em águas muito frias. É uma espécie de meia de neoprene que protegerá seus pés e dará mais aderência à prancha. Além disso, elas ajudarão a evitar golpes ou ferimentos nos pés.
  • Chapéus e luvas de neoprene: também não são essenciais, mas são muito úteis em zonas muito frias, onde a água está entre 10 e 13 graus. Ambas as roupas permitirão que você suporte o frio intenso.
Esteja preparada para cair e levantar
O surf pode ser um esporte desafiador e exigir persistência. Esteja preparada para cair muitas vezes, enfrentar dificuldades e, principalmente, para se levantar novamente. 


É através das quedas e dos momentos de superação que você irá evoluir e aprimorar suas habilidades no surf. Lembre-se que até os surfistas mais experientes tiveram que enfrentar muitas quedas antes de dominarem as ondas.

Divirta-se e aproveite o momento
Por último, mas não menos importante, lembre-se de se divertir e aproveitar cada momento no surf. Afinal, o surf é muito mais do que apenas um esporte, é um estilo de vida. 

Sinta a conexão com o mar, deixe o estresse do dia a dia de lado e desfrute da sensação única de estar em harmonia com as ondas. Aproveite cada surfada como se fosse a primeira e a última.

Pronto para começar sua jornada no mundo do surf? Então não perca tempo e visite o site da Wilders para encontrar as melhores roupas e acessórios de surf, incluindo roupas de surf femininas, watersuit e maiô feminino. 

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!