Escolhendo sala de jantar perfeito

março 18, 2023

Fazer as refeições em família é uma ótima oportunidade para compartilhar momentos juntos, especialmente no meio da correria do dia a dia. E a sala de jantar serve justamente para isso: criar momentos regados à boa comida e a boa companhia.

Para que esses momentos sejam aproveitados da melhor maneira possível, a decoração conta muito. E com ela que você vai determinar os móveis mais adequados e a iluminação ideal, por exemplo.

E por falar em móveis, a sala de jantar não exige muita coisa. Podemos resumir um espaço desse com três itens: mesas, cadeiras e um aparador ou buffet, sendo esse último opcional. O grande truque para fazer uma sala de jantar perfeita é acertar na escolha dos móveis e na decoração.

MESA DE JANTAR

Vamos começar com ela: a mesa de jantar. A escolha certa desse móvel fará toda a diferença no conforto e na estética da sua sala de jantar.

A mesa de jantar é o maior móvel do ambiente e, cabe a ela, determinar a área de circulação do local. Para planejar sua sala de jantar leve em consideração que é preciso deixar uma área mínima para circulação, que geralmente é de 90 centímetros, mas o ideal é que ela tenha entre 120 a 150 centímetros (contando que as cadeiras já estejam ocupadas e afastadas da mesa).

As mesas redondas e quadradas são lindas, mas em salas de jantar pequenas o ideal são as mesas retangulares, que ocupam menos espaço.

O material para sua mesa de jantar pode ser de vidro, madeira ou metal. O que preferir, contanto que ela se encaixe na proposta da decoração, especialmente nos casos em que a sala de jantar está integrada a outros ambientes, como a cozinha e a sala de estar. Aí sim, é preferível uniformizar o estilo da decoração para criar identidade e continuidade entre os ambientes.

 

CADEIRAS DE ALTO LUXO

As cadeiras de luxo fazem parte das peças que mais usadas em uma sala de jantar. Afinal, como comer a mesa sem elas, não é?

Nada melhor que receber as pessoas que gostam na sua casa, e preparar aquela refeição. Melhor ainda é se sentar em cadeiras macias e confortáveis, sem falar de elegantes e charmosas, onde todos se sentirão verdadeiros reis estando sobre elas.

Uma mesa grande e espaçosa comporta muito bem cadeiras no estilo poltrona, com braços, encosto alto e almofadadas. Já as mesas pequenas devem ter cadeiras sem braço e encosto baixo.

Não é necessário combinar todas as cadeiras. Elas podem ser diferentes, desde que tenham algo em comum, como, por exemplo, o mesmo material, cor ou acabamento. A mesma ideia se aplica em relação a combinação das mesas com as cadeiras, elas não precisam ser um par perfeito, mas precisam ter alguma coisa em comum.

Para fugir do óbvio, troque duas cadeiras por um banco comprido, essa é uma boa dica para salas pequenas. Quando o banco não estiver sendo utilizado é só empurrá-lo para baixo da mesa, liberando espaço para circulação. Sofás e bancos fixos no canto da parede podem criar um canto alemão.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

2 comments

  1. Semelhantes à da casa de Coimbra.

    ResponderExcluir
  2. Lindas essas salas de jantares.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!