O que levar em consideração na hora de escolher guarda roupas?

outubro 04, 2022

O guarda roupa é indispensável na hora de compor um quarto ou closet e a escolha do mesmo deve ser feita com cuidado. Afinal, o guarda roupa além de ser o carro chefe da organização dos seus itens e do ambiente ainda auxilia na decoração e estilo do espaço. Mas, como escolher um guarda roupa?

Quantas portas o guarda roupa deve ter? Qual o melhor material para guarda roupa? Qual tamanho de guarda roupa para quarto pequeno? Guarda roupa com ou sem espelho? Guarda roupa com portas de abrir ou portas de correr, guarda roupa 4 portas, 6 portas? São tantas dúvidas na hora de escolher o seu móvel ideal que essa tarefa pode ser mais difícil do que imagina. 

Por isso, separei algumas dicas que irão ajudar você que está montando ou renovando os móveis do quarto a achar um guarda roupa excelente. 


1. Primeiro passo: Atente-se ao espaço disponível para o seu guarda roupa
Não adianta nada encontrar um guarda roupa que seja lindo e que atenda às suas necessidades de espaço se ele for maior que o espaço disponível em seu quarto. Por isso, antes de tudo, tenha noção do espaço que você tem para acomodar o guarda roupa.  

Tire as medidas do local e encontre um guarda roupa com aquelas medidas, lembre-se também de deixar sempre um espaço livre de circulação entre um móvel e outro. 

2. Segundo Passo: Tenha em mente a função do seu móvel
Tirou todas as medidas necessárias? Agora está na hora de ter em mente a função do guarda roupas. Tenha em mente a quantidade de objetos que você tem e pretende guardar no móvel e qual a função que o guarda roupa precisa atender. Com uma variedade de modelos no mercado fica fácil encontrar um que atenda perfeitamente às suas necessidades

Se você possui muitas roupas delicadas que não podem amassar dê preferência para modelos com bastante cabideiros. Agora se você pretende guardar roupas de cama e cobertas no guarda roupa invista em modelos com muitas prateleiras e nichos. 

Para casais os modelos com compartimentos ele x ela pode vir a calhar, assim cada um tem a sua parte para organizar direitinho seus itens. Se você possui muitos sapatos, objetos, acessórios e roupas menores, os modelos com gavetas, sapateira, compartimentos extras e divisória para acessórios são perfeitos! 


3. Terceiro passo: Escolha o modelo perfeito de guarda roupa
O modelo perfeito de guarda roupa é subjetivo, depende da necessidade e preferência de cada um. Para facilitar a sua escolha, conheça os modelos de guarda roupa disponíveis no mercado:
  • Guarda Roupa com Espelhos - Clássico, bonito, moderno e proporciona uma sensação de amplitude do espaço. Para quartos pequenos é uma opção infalível, além de ser muito prático e fácil de limpar.
  • Guarda Roupa com Porta de Correr - É um modelo prático e que otimiza o espaço na hora da abertura e fechamento das portas. É perfeito para quartos pequenos ou para quartos com muitos outros móveis. 
  • Guarda de Canto - Tem pouco espaço livre? Vamos usar os espaços menos usados. Com esse modelo é possível aproveitar o espaço entre as paredes perpendiculares, ocupando todo o ambiente sem sobrecarregar e comprometer a circulação. 
  • Guarda Roupas Modulado - Modelo perfeito para ocupar todo o espaço livre do ambiente da forma que você quiser, a estrutura é comprada em partes, ajudando na decoração do quarto. 
  • Guarda Roupa Closet / Arara de roupas - Para quem possui poucas peças de roupas e quer apostar em um estilo mais minimalista, o guarda roupa closet, ou araras de roupas, são excelentes opções. Ela é composta por um cabideiro e uma parte plana embaixo, que serve para apoiar os calçados, existem ainda modelos com prateleiras, gavetas e nichos.
Quarto passo: Encontre um material que atenda suas necessidades
Agora que você já sabe qual tamanho e modelo do seu guarda roupa está na hora de decidir qual é o melhor material para o seu guarda roupa. Escolher um material de qualidade para o seu guarda roupa é o que vai garantir que ele dure bastante e faz total diferença. 

O MDF por ser um material derivado da madeira possui mais durabilidade, é mais comum e mais econômico. O MDP por sua vez é mais resistente que o MDF. Existem ainda muitos móveis que são feitos com o MDF e o MDP, em sua grande maioria o MDP é usado na parte interior do guarda-roupa, que precisa sustentar um peso maior. 


Outra opção são os guarda roupas de madeira. Essa é a possível mais duradoura e que possui uma maior resistência em relação aos materiais acima. Contudo, se a qualidade aumenta o preço também aumenta, guarda roupas de madeira são a opção mais cara do mercado, além de dificultar o transporte por serem muito pesados. 

Quinto passo: O estilo também importa
O guarda roupa é o segundo móvel mais importante do seu quarto e talvez o que mais vai chamar a atenção. Por isso, é importante escolher um modelo que combine com a decoração do seu quarto e com os demais móveis como cama, cabeceira, cômoda, mesinhas e etc. 

Tenha em mente o estilo que você quer para o seu ambiente. Se a decoração for minimalista opte por guarda roupa branco ou em tons claros e com espelhos para dar esse toque mais clean. 
  • O estilo rústico e boho, invista nos modelos de madeira, eles oferecem conforto e muito estilo. 
  • Para um estilo industrial e uma decoração mais moderna sem dúvidas os guarda roupas closet ou araras de roupas vão cair super bem. 
  • Se você prefere ambientes mais alegres e divertidos, guarda roupa colorido pode ser a opção perfeita. 
Curtiu as dicas? Agora você já sabe o que precisa considerar antes de comprar o seu guarda roupa. 

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!