Dicas e Cuidados com a Embreagem

agosto 01, 2023

Sabe aquele ditado 'mulheres no volante perigo constante'? Então vamos mudar para 'mulheres no volante, direção elegante' sim! Brincadeiras a parte precisamos estar sempre atentas aos barulhos e sempre fazendo manutenção dos carros.


Sabe aquele papo de que o corpo dá sinais de que você vai ficar doente? Pois é, com o carro que está na sua garagem é bem parecido. O automóvel reúne diversos componentes e conjuntos mecânicos que, antes de darem defeito por completo, emitem sintomas facilmente inidentificáveis no dia a dia: um deles é a embreagem.

Então fiquem atentas aos sinais de que o carro vai dar problema e se antecipe ao defeito. 

EMBREAGEM DURA
Isso é um dos mais clássicos sinais de que a embreagem vai dar problema. Pode ser ocasionada por um tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua ou ter que passar a macha do carro 'no tempo', o que nunca é bom.

O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem. Você pisa e o sistema não exerce a pressão adequada.

Outro defeito que provoca a rigidez é a ligação fora de ajuste: quando o pedal é acionado, a ligação transmite a quantidade errada da força.


Pedal de embreagem sem folga 
O correto é que o carro comece a se movimentar com o pedal da embreagem a partir da metade do curso. Se isso só estiver ocorrendo só quando você praticamente libera o pedal, é sinal de desgaste no sistema.

Pedal de embreagem trepidando 
Qualquer trepidação excessiva nos pedais não é normal e o da embreagem pode ter diferentes causas. O leque é variado: pode ser desde a instalação dos discos até desgaste dos suportes da transmissão.

Cubo de embreagem danificado e mesmo restos de óleo e de graxa podem aumentar o atrito, dificultar o funcionamento dos discos e provocar a tremedeira no pedal quando a embreagem é acionada.

Embreagem barulhenta
Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar na última, Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.


Marcha arranhando
Câmbio que arranha nas trocas de marchas mesmo que o motorista esteja com o pé fundo no pedal de embreagem é sinal de que algo está errado.

A causa mais comum para isso é o anel sincronizados desgastado, A peça é responsável pelo tempo e acoplamentos corretos da engrenagem. Outras possibilidades são defeitos no garfo que movimenta a engrenagem ou, em casos extremos, falta de fluido no sistema de transmissão.

Aquecimento excessivo do sistema
Uma falha comum quando falamos em sistema de embreagem é sobrecarrega-la quanto à temperatura. Isso ocorre pelo descanso do pé no pedal da embreagem. Na verdade, ele só deve ser usado quando for o momento da troca de marcha.

Não extrapole a capacidade de carga
O excesso de carga um veículo é mais um fator agravante que acaba diminuindo o tempo de vida útil da embreagem. Busque seguir as especificações de limite indicadas pela empresa fabricante.

Se atente aos barulhos e procure ajuda aos especialistas para evitar acidentes. Cuida-se!

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

3 comments

  1. Roupas incríveis e bem glamourosas! Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Deve ter muitos benefícios para a nossa saúde.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Há muitos anos só automáticos.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!