Quais são os tipos de coleiras para cachorro?

março 01, 2023

O uso da coleira correta é ideal para o bem-estar do cachorro. De acordo com os veterinários, se o animal usar do acessório de forma errada pode acabar se ferindo e tendo alergias. Além disso, em momentos de passeio, pode deixar o cachorro desconfortável, causando traumas.


Para escolher dentre tantas opções de coleiras disponíveis no mercado, é preciso levar em conta a ergonomia da raça do cachorro e seu comportamento. Ele tem uma estrutura mais delicada? Mais robusta? Ele é agressivo, calmo, medroso, agitado? Após ter esses pontos definidos, fica mais fácil saber qual é a coleira ideal. 

Coleira de pescoço: também conhecida como plana, é o tipo mais comum. Consiste numa coleira que fica ao redor do pescoço e é usada por cães que possuem um tórax mais estreito horizontalmente e mais alongado verticalmente, muitas vezes ultrapassando os cotovelos. Raças como pastor alemão, são bernardo e labrador possuem essas características, e usam a coleira ao redor do pescoço pelo tipo da estrutura corpórea.


Coleira leader:  é um tipo de coleira que envolve o pescoço e o focinho. São indicadas também para cães com a estrutura do tórax mais estreito e longo, como goldens e border collies. Mas a principal indicação é para os animais muito agitados durante o passeio. Ao tentar puxar a guia, o focinho do animal é virado para baixo ou para o lado, impedindo o puxão da coleira e reforçando negativamente o comportamento. O modelo é principalmente utilizado em pets  em fase de aprendizado e adaptação de passeios. 

Coleira enforcador:  usada em raças com estruturas mais robustas, fortes e de comportamento agressivo, como rottweilers e dobermans, animais de difícil controle. Elas causam um desconforto grande no animal ao apertar no pescoço enquanto ele puxa a guia. Deve ser usada com muita cautela, pois pode causar lesões sérias na região cervical. 

Procura guia unificada para o seu cão? Aqui na Amorosso você encontra isso e muito mais com os melhores preços! Venha conferir!


Coleira martingale: coleira de pescoço que é um pouco mais grossa e possui um fecho atrás, que aperta levemente o pescoço do animal se ele resolve dar um "puxão". Geralmente usada em cães de corrida, como galgo e whippet, que possuem um tórax profundo, mas estrutura do pescoço delicada. Ela é similar ao enforcador, porém menos agressiva e mais confortável. 


Coleira peitoral: são coleiras que envolvem o peitoral do animal, dando a ele mais liberdade e conforto. É usada, geralmente, em raças com estrutura mais fraca e delicada, de pequeno porte e dóceis, como yorkshire, shih tzu e poodle. Também são usadas em cães braquicefálicos, que possuem focinho achatado e dificuldade na respiração, como pugs e buldogues. Essas raças muitas vezes possuem um tórax mais proeminente e membros anteriores mais atarracados, sendo a coleira posta no peito a melhor opção.


Ressaltando que cada tipo de coleira necessita de uma manutenção diferente de acordo com seu material. É preciso seguir a risca as recomendações de lavagem do fabricante para garantir uma maior durabilidade e preservar sua função. Também é necessário observar o uso do acessório ao longo do tempo para saber se o animal teve uma boa adaptação.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!