Aprenda a organizar um guarda-roupa funcional

outubro 28, 2022

Você é do tipo que fica um tempão procurando por uma peça de roupa para sair, mas não acha? Já pensou em ter um guarda-roupa funcional? Esse conceito prioriza um armário organizado composto apenas por peças básicas e clássicas (atemporais), que combinam entre si. 

Essa ideia não só ordena o guarda-roupa como também ajuda a otimizar o tempo na hora de escolher um look. Topa dar uma repaginada no armário? Então, confira as dicas abaixo e “mãos na massa”.

COMO ORGANIZAR O GUARDA-ROUPA FUNCIONAL E PRÁTICO?
Dentre as diversas maneiras de como organizar guarda-roupas, existem algumas dicas que irão lhe ajudar a manter tudo em ordem no quarto. O importante é saber definir dentro do armário qual local é melhor para cada tipo de peça de acordo com o uso. Ficou com curiosidade? Confira abaixo todas elas!  


TIRE TUDO DO GUARDA-ROUPAS
A melhor maneira de iniciar uma arrumação é retirando todos os itens do guarda-roupas. Coloque uma música animada para começar o trabalho, espalhando as peças em cima da cama, na poltrona ou cômoda. Tente manter as peças divididas, assim, será mais fácil na hora de colocar de volta. 

Aproveite para limpar bem as gavetas e as prateleiras. Se você preferir, já deixe um sachê de fragrância em cada cantinho do armário. Assim, quando colocar as roupas de volta, tudo ficará muito mais cheiroso e agradável. 

DESAPEGUE DO QUE VOCÊ NÃO USA
O primeiro passo para organizar o guarda-roupa e deixá-lo mais funcional no dia a dia é separar as peças que realmente usa daquelas que você não usa mais (ou que nem te servem mais). Caso tenha alguma roupa rasgada ou com defeito, verifique se há como consertar ou se também vai desapegar.

Afinal, o que não é mais útil para você, pode ser para outra pessoa. Só de fazer isso, será possível diminuir o número de peças do armário, facilitando a arrumação e usabilidade na rotina.

SEPARE POR CATEGORIAS
É uma boa ideia dividir as peças de vestuário por categorias, como: esportes, trabalho, lazer, festas etc. Ao fazer isso, certamente ficará mais fácil encontrar o que busca na hora de se vestir, principalmente para quem levanta cedo e tem que escolher a roupa logo quando acorda. 

SEPARE AS ROUPAS DE ACORDO COM A ESTAÇÃO
Essa divisão também pode ser feita considerando a estação do ano. Na primavera e no verão, o ideal é guardar casacos mais pesados no fundo do armário. O mesmo vale para as roupas e os acessórios de praia nos meses de baixa temperatura.   

Os sacos herméticos de plástico são ótimos para diminuir o volume e abrir espaço no guarda-roupa. Eles são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e têm diversos tamanhos. 

OTIMIZE O ESPAÇO
Confira alguns insights para otimizar o espaço do guarda-roupa, tornando-o mais prático e funcional.

ORGANIZADORES
Para guardar peças menores ou roupas íntimas, uma boa opção é investir em colmeias organizadoras. Elas ajudam a separar cada item, dão visibilidade e, de quebra, otimizam o espaço. 

Outra alternativa excelente para ambientes pequenos é apostar em nichos e prateleiras suspensas, já que não vão atrapalhar a circulação, nem ocupar espaço no chão.

CABIDES
Já foi o tempo em que tínhamos que equilibrar tudo em um único modelo de cabide. Hoje em dia, o mercado está cheio de novidades, com opções multiuso para cada tipo de vestimenta e até acessórios. 

Para criar harmonia dentro do guarda-roupas, mesmo os cabides estando em diferentes formatos, você pode optar por uma padronização de cor ou mesmo de material.

CAIXAS
Um ótimo jeito de manter tudo em ordem são as caixas organizadoras. Geralmente, elas ficam bem adaptadas dentro de gavetas. Há modelos específicos para roupas e, também, para acessórios como óculos e gravatas. Para as roupas íntimas, vale a pena ter uma caixa organizadora do tipo colmeia. 

FAÇA A MANUTENÇÃO PERIODICAMENTE
Na pressa, é normal experimentar um monte de roupas e não ter tempo para colocá-las novamente no cabide. Acabamos dobrando de qualquer jeito e “enfiando” no primeiro buraco que aparece dentro do armário. 

Para que essa prática não se transforme em uma bola gigante que pode cair em cima do primeiro que abrir uma das portas, o ideal é fazer uma leve arrumação de vez em quando. É uma organização rápida, somente para tentar controlar a situação e não acumular bagunça. 

CONTE COM BOAS PEÇAS BÁSICAS
Existem peças que são “coringas” e não podem faltar em nenhum guarda-roupa, principalmente aquelas mais básicas como:

-calça jeans;
-camiseta branca e preta;
-blazer;
-casaco;
-calça de alfaiataria;
-vestido preto;
-tênis branco.

Tais peças são fáceis de combinar com outras roupas e podem ser utilizadas em vários looks com propostas diferentes. Pode-se aproveitar a mesma peça, sem precisar comprar vários itens diferentes, que, no dia a dia, são mais difíceis de encaixar.

EXPERIMENTE AS ROUPAS E PENSE EM COMBINAÇÕES VARIADAS
Essa dica contribui para uma melhor otimização de tempo na hora de definir que peças usar. Isso pode levar um tempo, mas não tenha pressa. Tire umas horinhas para avaliar o que fica bom no seu corpo. À medida que for experimentando as peças, fazer as combinações se tornará um processo mais fácil e natural.


AH, QUERO GUARDA ROUPA PADRÃO, COM PORTAS. COMO ORGANIZAR?
Tem aqueles consumidores que não conseguem se livrar dos guarda roupas padrões, seja guarda roupa de 6 portas com espelhos, 4 portas, em L e está tudo bem. Porém, sabemos que a organização fica mais complicadinha pelo fato de ter as portas e pensamos, 'ah é fechado, ninguém vai ver a bagunça', e não é assim que funciona. O foco também é manter a organização. 

1. Doe tudo o que você não usa mais
A primeira medida para ter um guarda-roupa organizado é ter apenas o suficiente e necessário nele. É uma pena jogar aquela calça maravilhosa — mas pequena — fora ou se desfazer do primeiro sutiã, já todo desgastado. Mas não tem jeito.

O que é velho e sem uso só ocupa espaço. Roupas que não servem mais — podem ser doadas. Mas cuidado com o que é vintage! Isso ainda pode servir para compor um look algum dia. Em alguns casos, é possível até fazer um bazar do desapego bem bacana e recuperar uma parte do investimento.

2. Separe os itens de acordo com as estações do ano
Depois de saber o que realmente deve estar no guarda-roupa, é hora de começar a organizar os itens. Se na sua cidade faz muito mais calor do que frio, é interessante que as roupas curtas, de alça, de tecidos fininhos fiquem mais à mão do que os casacos muito quentes e as calças de veludo.

Separe tudo pensando nas estações do ano, em quanto elas duram e em qual delas você está. É claro que isso exige uma mexida periódica no armário, mas a estratégia é ótima para manter tudo arrumado.

3. Organize as roupas pelas cores
Depois de saber o que fica mais à mão e o que fica mais guardado, é hora de dispor as peças. Um critério interessante e que até ajuda a encontrar peças é agrupá-las por cores. Além de funcional, fica até bonito na organização do armário, em especial para aqueles que têm portas transparentes.

Faça um arco-íris: peças pretas ao lado de outras peças pretas; itens rosas com itens rosas; e assim por diante. Assim, você terá muito mais facilidade para encontrar peças e para fazer composições.

4. Use caixas e separadores
Para ajudar na organização do armário de roupas, é bem interessante adquirir caixas e separadores que auxiliam na organização de peças pequenas, como meias e roupas íntimas. As caixas servem para guardar acessórios e mesmo sapatos, que podem ficar empilhados sem que se estraguem.

Há caixas transparentes, que deixam ver de fora seu conteúdo. Se elas não forem assim, é só fazer rótulos (“colares” e “meias”, por exemplo) e pregar do lado de fora de cada uma. Ganchinhos para bijuterias e cabines especiais também são bem-vindos.

A forma como você organiza suas roupas e acessórios é também uma maneira de otimizar espaço. Se seu armário é pequeno e você não tem um guarda volumes a mais, está mesmo na hora de fazer uma limpa e liberar aquele espaço que sua roupa nova estava precisando!

Agora com essas dicas, ficou muito mais fácil de organizar toda bagunça e acabar com aquele estresse de não encontrar a roupa que você está precisando para determinada ocasião.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!