Fogão ou Cooktop, qual escolher? Veja vantagens e desvantagens

setembro 24, 2021

Está preparando sua cozinha e ainda tem dúvidas para escolher entre fogão ou cooktop? É realmente uma decisão difícil. São tantos modelos, cores e designs diferentes que nos deixam com essa dúvida. E, para te ajudar trouxe várias vantagens para você escolher o seu preferido!


Fogão ou cooktop? Qual a diferença entre os dois?
Vai dizer que nunca teve essa dúvida antes de escolher o seu? Você pode reparar nos detalhes de cada um porque fazem a diferença na hora da escolha.

Os fogões são completos! Têm forno, pézinhos (pode ser de embutir também), podem ser grandes ou pequenos e ainda oferecem algumas funcionalidades.

Já os cooktops são mais modernos e versáteis, podem ser elétricos ou a gás, pequenos ou grandes, mas não possuem forno. Nesse caso, o ideal é planejar sua cozinha com cooktop e um forno de embutir à parte.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual escolher, prepare seu caderno e bora listar tudo o que você precisa.

Melhor cooktop 4 bocas para comprar em 2023!


Vamos começar pelo fogão:
A casa de todo brasileiro já teve, com certeza, um fogão convencional (a gente adora esse fogão). Ele é super prático de ser instalado, tanto numa cozinha planejada ou não, e se encaixa bem em qualquer espacinho já que não precisa embutir, ele tem pézinhos. Conta com diferentes tamanhos e cores, mas o melhor é que também vem com forno.

As opções de bocas são 4, 5 ou 6 (e, claro, isso muda também o tamanho do fogão). Então, tire as medidas certinhas do seu espaço, confira se tem tomada e um lugarzinho para o gás e pronto, é só escolher o seu.

Existem alguns tipos de fogões diferentes, como:

– Fogão de piso
– Fogão de embutir
– Fogão com mesa de vidro
– Fogão com forno duplo

Vantagens e desvantagens
Uma característica também muito boa do fogão é que todos funcionam a gás e com acendedor elétrico automático.

A desvantagem que encontramos é a dificuldade para limpar. Como ele é maior e tem forno, demanda um tempo maior de trabalho.


Cooktop
Se você quer otimizar o espaço da sua cozinha e pensa em embutir os móveis, o cooktop é a melhor opção. Além de ser muito mais prático para limpar, dá aquele toque elegante e sofisticado.

Ele também tem opção de 4 e 5 bocas e a instalação pode ser feita numa bancada (lembrando que esse móvel precisa ter uma estrutura que comporte o cooktop).

Os tipos de cooktop são:
– Cooktop elétrico
– Cooktop a gás
– Cooktop por indução

Vantagens e desvantagens
O cooktop elétrico precisa apenas de energia para funcionar, já a gás, como o nome já diz, precisa de gás, e por indução também é com energia elétrica, mas precisa de uma indução eletromagnética para aquecer.

Então, além de prático, moderno, sofisticado e por ocupar menos espaço, é uma ótima opção.

Um ponto a considerar é que como ele não possui forno, você precisa comprar esse item separadamente, ou seja, um gasto maior.

Conseguiu decidir qual modelo de fogão se encaixa mais na sua cozinha? Se ainda não, veja mais modelos de dicas de decoração para a sua cozinha.


Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!