Inverno x Academia: Dicas para manter a sua rotina de atividades físicas

julho 05, 2021

Já reparou que o frio espanta as pessoas da academia? Tem alguns que não gostam de treinar devido a baixa temperatura e tem aqueles que não amam treinar no frio (assim como eu). Mas, como se manter motivado nessa época do ano? Quais as precauções para que o rendimento não caia?


No frio as noites são mais longas, levantar cedo parece mais difícil e treinar então é para poucos. Entretanto não se deve diminuir o ritmo só porque a temperatura despencou, afinal essa é uma época essencial para se treinar: estamos quase na estação do ano em que mais comemos. E isso tem uma explicação…

Porque treinar no frio?
No frio comemos mais porque temperaturas baixas fazem com que nosso corpo gaste mais calorias do que as utilizadas em dias quentes. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo consome mais energia, ou seja, para quem busca emagrecer ou ganhar melhor definição muscular, esse é o momento ideal.

Mas, para que isso aconteça, precisamos manter o controle sobre nossa alimentação já que pela mesma razão (para nos manter aquecidos) o organismo, inconscientemente ou de forma consciente, busca alimentação mais gordurosa e calórica.


Dicas para seu treino no frio
Apesar de o frio nos ajudar a queimar calorias, não devemos deixar de nos proteger dele. Seguem algumas dicas para que você renda e deixe seu treino no frio mais produtivos.

– Roupas: hoje em dia temos várias opções de roupas para treinar em dias frios, cheias de tecnologia e capazes de deixar com que seu corpo transpire e o mantenha aquecido. Para treinos externos utilize luvas, meias e toucas. Se você transpira muito depois do treino troque de camiseta tão logo termine a atividade, isso evitará gripes, resfriados e até hipotermia.

– Qualidade do ar: nessa época do ano é comum que o ar seja mais seco. Quem pratica atividades externas sofre muito com isso. Hidratar-se é essencial e evitará dores de garganta e desidratação.

– Local: esse também é um aspecto importante. Quem treina ao ar livre mas não suporta o frio, pode aderir – nessa época do ano – às academias por se tratar de um momento favorável já que estão mais vazias e te protegerão bem do clima. Se você prefere ou precisa treinar ao ar livre, evite lugares com muita poluição, para evitar ao máximo se expor à má qualidade do ar.


Aquecimento: muita atenção a esse ponto! É importantíssimo fazer um bom aquecimento corporal porque, devido ao frio, a resposta neural é mais lenta, os músculos e as articulações ficam mais enrijecidos. Para evitar lesões um bom aquecimento, de no mínimo 10 minutos, é fundamental.

Alongamentos: alongar também é importante, porém só vamos realizá-lo depois do treino! Alongar antes do treino não é recomendado e é um hábito que deve ser alterado porque provoca afastamento das fibras e consequente demora na resposta muscular. Alongar apenas depois ok? 


O site Barbozão está com promoção especial para o gel redutor de medidas, corre e aproveite.


Ahhhhhh, ia esquecendo, levar um amigo também é sempre uma ótima opção.  Uma maneira de um incentivar o outro durante este período de frio e preguiça e também aumentar o incentivo para alcançarem metas juntos. 

E NÃO ESQUEÇA O SEU FONE DE OUVIDO, MÚSICA ANIMA QUALQUER TREINO👀

Gostou das nossas dicas? O que mais você faz para ter mais motivação de treinar nos dias frios? 

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Facebook

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comentários

- ♥ Postagens: Segunda, Quarta e Sexta ♥ -

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!