4 receitas de caldos para espantar o frio e manter a dieta

julho 05, 2021

Com o inverno a todo vapor o nosso comportamento tende a mudar. E não estamos falando apenas da escolha de roupas de meia estação ou dos momentos de preguiça quando as tardes ficarem mais frias.

A vontade de comer coisas mais quentinhas e suculentas no inverno é inevitável não é verdade? Mas e a reeducação alimentar como fica? Ok, o jeito é se jogar nos caldos, principalmente nas refeições noturnas e porque não ousar?

Confira algumas dicas de receitas para acompanhar uma noite fria, deliciosa e aconchegante quando o friozinho resolver te fazer uma visita. 


1. Caldo de abóbora
 
Ingredientes: ½ kg de abóbora japonesa; 1 litro de água; 1 cebola pequena; 1 caldo de legumes light; sal  a gosto e 1 punhado de salsinha.

Modo de preparo: Cozinhe bem a abóbora, de modo que o garfo passe por ela com facilidade. Desligue o fogo e retire o legume da panela com a ajuda de uma escumadeira. Descasque e coloque novamente na água do cozimento. 

Corte a cebola em tiras finas e use outra panela para dourá-las no azeite até que elas fiquem transparentes. Acrescente o caldo de legumes e desligue o fogo quando ele derreter. 

Coloque o tempero na panela em que você cozinhou a abóbora e coloque o sal a gosto. Bata tudo no liquidificador e, se necessário, esquente o caldo novamente. Ao servir, acrescente a salsinha. 


2. Sopa de Mandioquinha
 
Ingredientes: 1 colher de sopa de azeite; 1 xícara (chá) de cebola; 2 xícaras (chá) de mandioquinha; 1 colher (sopa) de gengibre ralado; ½ xícara (chá) de queijo minas padrão; 2 colheres (sopa) de cebolinha picada; 2 xícaras (chá) de água e sal a gosto. 

Modo de Preparo: Cozinhe a mandioquinha na água com sal. Em outra panela, refogue a cebola no azeite até dourar. No liquidificador, bata a mandioquinha cozida, a cebola e o gengibre até formar um creme homogêneo.

Leve a mistura ao fogo e acrescente o queijo. Se preferir, decore com mais cebola dourada, salsinha e queijo parmesão. 


3. Sopa de Beterraba
 
Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 1 cebola média picada; 3 beterrabas sem casca e picadas; 1 litro ½ de água; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de açúcar; 1 tablete de caldo de legumes; ½ colher de (sopa) de amido de milho e sal a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela de pressão refogue a cebola no azeite. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes. Deixe ferve por 15 minutos na pressão.

Bata tudo no liquidificador até que fique um caldo homogêneo. Coloque a mistura na panela novamente e volte ao fogo com o amido de milho dissolvido em meia colher de sopa de água. Mexa até encorpar e tempera com sal a gosto. 


4. Sopa de iogurte com pepino
 
Ingredientes: 1 pepino grande; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de azeite; 2 ½ xícaras (chá) de caldo de galinha; suco de 1 limão; 1 ramo de hortelã picado; 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado e sal a gosto. 

Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, o suco do limão e a hortelã. Cozinhe por 20 minutos. Bata a mistura no liquidificador. Tempere com sal e enfeite com hortelã e fatias de pepino.

Banco reclinável para musculação com preços incríveis, entrega rápida e garantida, confira.

Gostou das receitas de caldos leves para os dias de friozinho? Não deixe o frio acabar com a sua reeducação alimentar. Alimente-se bem

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Facebook

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

3 comments

  1. Sopa sabe sempre bem.
    Com frio ou calor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto, mas se der sopa...
    Prefiro qualquer coisa mais sólida,
    mas essa está com uma cara tão
    boa...
    Pâmela, beijos e beijos. Muitos.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por sopa de Mandioquinha, é bom demais
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!