Chuveiro não é tudo igual! Variedade de valores, segurança, conforto e praticidade estão entre as características que diferem as categorias.
Quem não gosta de chegar em casa e tomar um bom banho, ainda mais quando o dia foi estressante e o cansaço dá às caras. A água relaxa e faz toda a diferença, por isso é preciso ter um bom chuveiro para isso. E você, sabe quais são os tipos e modelos de chuveiros mais comuns?
Chuveiro elétrico tradicional
Clássico nos banheiros brasileiros, a principal característica dos chuveiros elétricos tradicionais é ser multi-tempeatura e ter a regulagem de temperatura no topo do aparelho – geralmente em três opções: frio, morno e quente. Para evitar choques, a orientação é regular o aquecimento com o registro fechado, e não debaixo do chuveiro!
Práticos e de fácil instalação, os chuveiros elétricos comuns são fixados no cano ou diretamente na parede. Para economizar energia elétrica, lembre-se de avaliar a classificação energética do aparelho.
Chuveiro pressurizado
Agora, se é pressão que você quer, escolha os chuveiros pressurizados.
Diferente dos outros tipos de chuveiro, ele tem uma pecinha dentro dele (o pressurizador) que bombeia mais água do que sairia do chuveiro normalmente e troca a temperatura de forma gradual. Isso porque as instalações perto da caixa d’água costumam ter uma pressão um pouco mais baixa. Então, o chuveiro pressurizado é a solução.
Assim, graças à sua bomba, os chuveiros pressurizados aumentam a pressão da água. Por isso, casas térreas ou imóveis que tenham MCA (Metro de Coluna de Água) menor que 5 podem precisar da instalação desse tipo de chuveiro.
Chuveiro eletrônico
Diferente dos modelos tradicionais, o chuveiro elétrico é possível fazer a mudança de temperatura com o chuveiro ligado, sem arriscar tomar um choque.
Isso porque este modelo vem com uma haste integrada que facilita os ajustes de temperatura durante o banho. Ou seja, tranquilidade e segurança para o seu banho.
Chuveiro híbrido
Economia de água e de energia é o principal benefício oferecido pelos chuveiros híbridos.
Ao ligar o chuveiro híbrido, a água será aquecida por sua resistência elétrica, como um chuveiro convencional. Quando a água chegar na temperatura ideal, a resistência é desligada, e o aquecimento pode passar a ser via aquecedor solar ou a gás.
Chuveiro a gás
Os chuveiros a gás funcionam através do uso de um aquecedor a gás e necessitam de um sistema hidráulico com uma tubulação específica para seu funcionamento, podendo ser utilizado tanto em casas como em apartamentos.
Esse tipo de chuveiro permite uma maior vazão de água quente em relação aos chuveiros elétricos comuns. Além disso, o tipo de aquecimento de água a gás fornece um sistema bem seguro (não corre o risco de choques e danificação da rede elétrica) e alguns modelos acompanham sensores que desligam o gás após qualquer tipo de imprevisto.
Duchas
As duchas contam com um sistema de pressão que deixa o jato de água mais concentrado e intenso. Em alguns modelos, você ainda consegue direcionar a queda da água.
Além disso, são ótimas em termos de economia de energia elétrica, principalmente as duchas frias, mas para aquecer a água exigem algum sistema externo de aquecimento (como a gás, elétrico ou solar). Suas estruturas são simples e funcionam como uma ducha normal, fornecendo conforto, praticidade e funcionalidade equilibrados e na medida certa.
Há também opções de duchas com e sem desvio. As primeiras vêm com uma mangueira flexível que permite desviar o fluxo da água para uma ducha manual. A diferença está na barra fixada na parede, que permite à ducha deslizar por ela, ajustando sua altura conforme a necessidade. As segundas são fixas.
Outra versão incrível das duchas são as opções com hidromassagem vertical, que possuem saída de água na parte de cima, substituindo o chuveiro, e várias outras saídas de água na estrutura lateral, proporcionando o conforto da hidromassagem.
Chuveiro digital
O chuveiro digital é um tipo de chuveiro no qual os controles podem ser acionados digitalmente através do painel, para que você gerencie a temperatura e o fluxo de água com mais precisão.
Sendo uma ótima opção para quem quer uma casa conectada, alguns modelos de chuveiros digitais chegam a contar até com controle remoto e funcionalidades extras, como tocar músicas. Sensacional né?
Chuveiro solar
Os modelos mais sustentável e econômico dentre os tipos de chuveiro, o chuveiro solar funciona utilizando um aquecedor solar de água que capta a radiação do sol e a transfere em forma de calor para a água.
Vantagens
• Sustentabilidade e economia;
• Suprimento de até 70% da demanda anual por água quente.
Chuveiro blindado
Contando com uma resistência protegida por um tubo de liga de cobre, os chuveiros blindados são indicados para moradias de regiões onde a água possui características que aceleram a corrosão das resistências comuns.
Vantagens
• Maior segurança;
• Durabilidade onde a água é mais salobra.
Chuveiro mixer
O modelo mixer, ou com misturador, corresponde ao tipo de chuveiro no qual o controle da mistura entre água quente e fria é obtido por meio da manipulação dos registros, que podem variar em sistema de comando.
Os registros de duchas mais tradicionais possuem um sistema bicomando com acabamentos comuns. Nestes, há duas tubulações e também duas torneiras separadas, uma para água fria, outra para água quente.
Contudo, atualmente no mercado é possível encontrar registros para duchas e chuveiros com sistema de misturador monocomando, nos quais o controle da vazão da água e da temperatura quente ou fria é feito por meio de uma única torneira, a depender do lado para qual a giramos. Deste sistema de registro se popularizou o termo mixer, pois neles a mistura da água é feita num só local.
Chuveiro termostático
Neste modelo de chuveiro é instalado na ducha um misturador de água termoestático. Segundo informações da fabricante Docol os misturadores termostáticos são modelos que possuem uma trava de segurança, permitindo fixar a temperatura máxima em 38ºC. Para esquentar a água acima deste valor é preciso acionar a trava de segurança, porém, o aparelho é programado para não esquentar mais do que 49ºC.
É o controle na temperatura máxima que faz dos misturadores termostáticos opções mais seguras, sendo muito indicadas, por exemplo, para a central de mistura de água das duchas de espaços públicos, como hotéis, hospitais, academias, etc.
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest
0 comments
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.
-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com
Beijinhos da Pâm!