Dicas para aumentar seu score de crédito

agosto 14, 2023

O score é um fator importante considerado por bancos e outras instituições na hora de conceder crédito por meio de cartões, empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Por isso, entender como aumentar o score aumenta as chances de conseguir crédito.


Com um bom histórico financeiro, é possível conseguir melhores condições de pagamento, com taxas e prazos mais atrativos. Quem possui um score ruim tem mais dificuldade para obter crédito e pode até mesmo não conseguir.

Existem formas de aumentar o score e conseguir boas condições em empréstimos e financiamentos, afinal as instituições entendem que um bom histórico de pagamentos reduz as chances de inadimplência.

O score de crédito é um sistema de pontuação que mostra a relação de uma pessoa com dívidas, pagamentos, crédito, inadimplência e outras informações financeiras que indiquem se alguém consegue pagar suas contas em dia ou não.

A tradução para score é “pontuação”. E o score de crédito é realmente a pontuação de uma pessoa conforme o seu histórico financeiro. Essa pontuação tem relação, entre outros fatores, com o cadastro positivo, que é um tipo de “currículo financeiro” com dados sobre como alguém lida com pagamentos.

O score tem uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Quanto mais alta melhor, pois significa que uma pessoa é considerada boa pagadora e com mais chances de honrar compromissos financeiros. Também existe uma escala para o score:
  • De 0 a 300 pontos, o score considera que alguém tem alto risco de ficar inadimplente;
  • Entre 300 e 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado médio;
  • Acima de 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado baixo.
Para que serve o score?
Um score alto significa mais chances de conseguir crédito, melhores condições em empréstimos, como juros baixos e acesso a valores maiores, mais facilidade em financiamentos e mais chances de conseguir cartões de crédito com limite alto.

Já um score baixo dificulta o acesso a crédito, faz com que as taxas de empréstimos fiquem mais altas, reduz as chances de obter cartão de crédito com limite alto e pode atrapalhar financiamentos e empréstimos.

O score de crédito é analisado por empresas como:

Bancos;
Instituições financeiras em geral;
Empresas de telefonia;
Prestadoras de serviços;
Lojas;
Seguradoras;
Empresas do comércio;
Imobiliárias.

Logo, ao se relacionar com qualquer empresa em uma transação que envolva obtenção de crédito, é provável que a empresa consulte o seu score de crédito, além de considerar outras informações, como perfil financeiro, renda, idade, entre outros.

A pontuação é calculada por empresas chamadas birôs de crédito, que fazem a gestão de informações de pagamentos que as pessoas fazem e cuidam do histórico financeiro que será acessado pelas empresas.


O QUE INFLUENCIA NO SCORE DE CRÉDITO?
O score é influenciado por diferentes critérios usados pelos birôs de crédito. Um deles é o histórico de dívidas e inadimplência. Quem possui excesso de dívidas e, principalmente, está com pagamentos em atraso poderá ter seu score reduzido.

Outro aspecto que impacta o score de crédito é se o nome de uma pessoa está negativado, ou seja, inscrito em órgãos de proteção ao crédito. Quem está com o chamado popularmente de “nome sujo” também terá a pontuação diminuída.

O uso de serviços financeiros também é considerado na pontuação. Se uma pessoa já solicitou crédito antes e pagou tudo direitinho, esse bom histórico será um fator que pode contribuir de maneira positiva para o score.

Por fim, o pagamento de contas e a atualização de dados cadastrais também são fatores que influenciam a pontuação de crédito. Logo, é fundamental não apenas manter pagamentos em dia, como também atualizar dados cadastrais.

Cupom de desconto Serasa Experian. A maior empresa brasileira de análises e informações de crédito e apoio a negócios, além de uma das principais emissoras de certificados digitais PJ e PF.


COMO AUMENTAR O MEU SCORE?

1)   Pagar as contas sempre em dia
Contas de água, luz, telefone, internet, carnês de loja, faturas de cartão de crédito e prestações de empréstimos e financiamentos devem ser pagas em dia não apenas para evitar juros e multas, mas também para que o score de crédito esteja sempre lá no alto.

2)   Negocie dívidas para limpar o nome
Estar com o nome negativado é ruim para a pontuação. Portanto, procure negociar dívidas o mais rapidamente possível para retirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito e, a partir disso, começar a melhorar o score.

É possível conversar com as empresas nas quais você possui dívida e propor novos prazos e valores de pagamento. Caso os juros da dívida estejam elevados, pode-se considerar pegar um empréstimo para quitá-las, desde que ele tenha juros menores.

3)   Antecipe o pagamento parcelas de dívidas
Caso o seu planejamento financeiro permita antecipar o pagamento de prestações de dívidas, faça isso. Além de contribuir para o seu histórico de pagamentos, essa antecipação pode ser vantajosa, especialmente para reduzir juros que seriam pagos no futuro.

A antecipação das parcelas também ajuda a manter o pagamento em dia, pois diminui as chances de atrasos ou do vencimento das prestações ser esquecido. Por isso, se as finanças permitirem, antecipe a quitação de parcelas de financiamentos e empréstimos.

4)   Mantenha o cadastro nos birôs de crédito atualizado
É importante manter dados pessoais atualizados nos birôs de crédito, pois essas empresas são consultadas por outras instituições nas operações relacionadas a crédito. Se os dados estiverem desatualizados, eles podem prejudicar sua pontuação e atrapalhar transações.

Você pode se cadastrar ou verificar se os dados estão atualizados nos 4 birôs de crédito no Brasil, que são as empresas Boa Vista, Quod, Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Idade, telefone e endereço são alguns dados que devem estar atualizados.

5)   Ative o Cadastro Positivo
Quem mantém o cadastro positivo ativo facilita o acesso de empresas que farão análise de crédito para conceder ou não um empréstimo, financiamento ou outra transação. A inclusão no cadastro positivo é automática e manter o cadastramento ativo ajuda a melhorar a pontuação de crédito.

Um bom planejamento financeiro ajuda a manter as contas em dia e contribui para que o score de crédito esteja sempre elevado. Saiba por que e como montar o seu planejamento.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!