A importância de cuidar da saúde mental

agosto 03, 2023

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. Confira as dicas que separamos para você tomar conta da sua mente.


Muito se fala em saúde mental, mas afinal, o que é e por que ela é tão fundamental para nossa vida? Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Nas palavras de especialistas, a verdade é que não há uma forma de separar os seres humanos em áreas como físico e psicológico. Portanto, nosso funcionamento é resultado da interação com o meio e tudo aquilo que nos afeta.

Logo, cuidar da saúde mental, além de fundamental no processo autoconhecimento, reflete diretamente nos nossos relacionamentos, interações sociais do dia a dia e no nosso bem-estar como um todo. Por isso, traçar estratégias que preservem a nossa saúde mental e nos ajudem a lidar com as questões que podem afetá-la é o melhor caminho.

Meditar
Pode parecer difícil no começo, mas vale a tentativa. Afinal, com a meditação é possível acalmar a mente e ter um estado de relaxamento que promovem diversos benefícios para a saúde.

Para o cérebro, por exemplo, os resultados da prática foram relatados em um estudo publicado na revista Psychiatry Research:Neuroimaging, onde pessoas que incluíram a meditação na sua rotina tiveram progressos como: melhora nos sintomas de depressão, insônia, facilidade para lidar com a ansiedade, e redução na pressão sanguínea.

Além disso, é capaz de proporcionar consciência sobre as emoções, reduzir o estresse, aumentar o foco e desenvolver a empatia.


Ler
Saia do celular e vá ler um livro! Os benefícios que ele traz são incontáveis, mas para se ter uma ideia, um estudo realizado por cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos, revelou que o hábito de leitura pode ser uma forma de proteger nossa mente contra o surgimento de doenças como Alzheimer e outras demências.

Além disso, o hábito de ler promove a melhora de funções cognitivas, responsáveis pelo processo de armazenamento da informação em nosso cérebro, como a inteligência, memória, consciência e atenção.

Encontre ofertas de Máscara N95 na Magazine Médica! A loja mais completa do Brasil. Parcelamento de até 6x sem juros e entregas nacionais.


Pratique a substituição
Isto é, não abandonar uma tarefa quando seu cérebro insiste em criar resistência no processo de adaptação diante de um novo comportamento. Para isso, prefira a substituição. Mas de que forma? Por exemplo, se você é produtivo trabalhando apenas no período da manhã, reserve esse horário para atividades mais complexas. Dessa forma, você ganha agilidade sem acumular tarefas, adaptando-se com a sua realidade.

Fuja de padrões negativos
Ao invés disso, use a técnica do “mas”. Sendo assim, toda vez que pensar negativo, corrija usando “mas”. Por exemplo, “Não gosto de comer legumes, mas eles fazem bem a saúde”.

Assim, você poderá conseguir driblar a situação e realizar determinada atividade da qual estava impondo barreiras mentais.


Adote o desapego
Isto significa não comprar por impulso ou porque sentiu aquele vazio. Quando sentir que adotou essa atitude para se preencher momentaneamente, é hora de buscar o autoconhecimento. Ou seja, olhar para dentro, descobrir suas necessidades e o que é realmente importante na sua vida.

A sugestão é que você faça uma lista sobre como estão vários aspectos da sua vida como saúde, relacionamento, estudos, entre outros, identificando o que há de errado e tentando mudar ou resolver o problema.


Aceite as mudanças
Esqueça aquela ideia de que mudança é algo ruim. É natural que, quando o imprevisto acontece ou a vida se transforma, você se sinta fora da zona de conforto. Mas é aí que mora o segredo! A dica é aceitar a mudança, se reinventar e partir para o plano B.

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

1 comments

  1. Temos que cuidar de nossa saúde física, emocional e espiritual.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!