A diferença entre as cores das lentes de óculos de sol

agosto 31, 2023

O segredo para o par de óculos de sol perfeito é encontrar as lentes que melhor se adaptam a ele. As lentes devem ajustar-se corretamente, ficarem bonitas e ajudarem a corrigir quaisquer condições de visão que você possa ter - mas o mais importante, elas devem proteger seus olhos contra os raios UV nocivos. 

Nos dias ensolarados, mesmo aquela saidinha rápida ao ar livre pode causar sérios danos aos olhos. A radiação solar queima a córnea e a retina (deixando na hora sensação de ardência). A exposição contínua à luz solar causa doenças como catarata precoce e degeneração macular, que vão se manifestar quando você for mais velho. Essa ação dos raios solares sobre os olhos é cumulativa, ou seja, vai acumulando o sol que você toma desde criança.

Diferenças entre as cores das lentes de óculos de sol

Lente vermelha ou roxa
São bem espalhafatosas, mas perfeitas para quem pratica esportes náuticos, pescaria, caminhada na mata ou esqui e esportes de neve. Isso porque o vermelho e o roxo aumentam o contraste das imagens em ambientes com muito azul ou verde (água ou mata) e corta a luminosidade do branco da neve.


Lente amarela
É boa apenas para usar em condições de pouca luz, porque não oferece muita proteção da radiação em dias ensolarados. Como diminui o ofuscamento, é ideal para o horário do entardecer, especialmente para motoristas (também atenua o desconforto dos faróis em direção contrária). Deixa os objetos bem nítidos, mas distorce as cores.


Lente azul
Reduz bastante o brilho e acentua a cor e o contorno dos objetos e também descansa a vista. É uma boa escolha para uso na neblina, maresia ou em condições de tempo nublado.


Lente cinza
Todos os tons de cinza são bons para usar no dia-a-dia, ao ar livre, para pedalar, caminhar e dirigir, porque cortam bem a luminosidade e protegem os olhos da radiação solar. Proporcionam uma percepção de cores fiel. As lentes cinza escuras são ideais para dias bem ensolarados e as cinza claras, como as fumês, para dias nublados.


Lente marrom ou âmbar
Os tons de marrom cortam bem a luminosidade e acentuam o contraste dos objetos e cores. Marrom e âmbar são boas escolhas para dias ensolarados e também para dias de condições variáveis de luz (sol que entra e sai das nuvens, por exemplo), porque adaptam bem os olhos para as mudanças de luminosidade.



Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!