Você sabe o que é decoração rococó?

janeiro 15, 2023

Design singular, o rococó se destacou no reinado de Luís XV, nas décadas de 30 a 60, do século XVIII. Influenciado pelo bom gosto do rei e, principalmente, pelas damas da corte. Embora, a França tinha fama de riqueza e luxo, lançou tendências do setor mobiliário mais populares da Europa. 

Estilo artístico autêntico, o rococó é considerado a evolução de outra arte – o barroco. Essas decorações, tanto barroco quanto rococó, são caracterizadas pela grandeza, muitos detalhes refinados, porém, de cores diferentes. O rococó é mais suave e o barroco tem mais intensidade. No entanto, o rococó transformou algumas ideias da arte barroca em algo essencialmente novo.

Qualidades
Esplendor, elegância e muitas curvas, design semelhante a uma concha, essa é a marca registrada do estilo rococó no interior. O próprio nome “rocaille”, traduzido do francês, significa "jardim de pedras" – design associado a uma arte decorativa com entalhes em formas de conchas, pedras e espirais. O rococó é repleto de qualidades, suas principais características são:

  • Madeira maciça nobre;
  • Decoração prática e luxuosa;
  • Design arredondado;
  • Pernas sinuosas;
  • Encosto Arqueado;
  • Assento largo;
  • Entalhes com técnicas artísticas;
  • Ornamentos românticos e campestres;
  • Tampos de mármore;
  • Detalhes ou marchetarias em bronze dourado.

Quais são as cores que representam o rococó?
Para deixar as peças mais atraentes, o rococó possui uma paleta de cores em tons pasteis suaves. Na maioria das vezes, o branco é a cor principal seguido de tons suaves de rosa, bege, azul e verde. Não são usadas cores contrastante no interior rococó. Geralmente, é adicionado um toque de dourado na madeira ou nos detalhes de vários mobiliários rococó, adicionando brilho a decoração.



Mobiliários rococós funcionais
Mobiliários rococós possuem muitos entalhes ornamentados, porém são funcionais. Além de proporcionar conforto aos seus usuários, eram produzidos com a finalidade de oferecer mais praticidade para cada cômodo.

O estilo Luís XV evoluiu notoriamente, pois trouxe novas formas de mobiliário rococó. Com isso, alguns móveis foram adaptados à nova exigência de comodidade, como cômodas e roupeiros, que ganharam mais armazenamentos com um design mais prático. Também, cadeiras e poltronas foram produzidas com assento mais largo para oferecer maior conforto quando as damas se sentassem com suas saias volumosas. 

Alguns mobiliários foram confeccionados, principalmente, para atender a uma função especial como as mesas para jogos, para costura e bordado. 


Estilo Luís XV: design rococó especial para o dia a dia
Com certeza, todos esses motivos vão inspirar a sua nobre decoração rococó. Elegante e funcional, apesar de ter um design antigo, essas peças são usadas com frequência e ainda são muito convenientes para o nosso dia a dia. O melhor é que podemos encontrar esses mobiliários rococó de design autêntico recriados com perfeição.

Onde encontrar a decoração rococó? No Atelier Clássico tem tudo o que você precisa para deixar a sua decoração rococó autêntica.

Também encontra móveis retrô, clássicos, minimalistas e alta qualidade.

Móveis de imbuia que encaixa na decoração rococó
Não é de hoje que os  móveis de imbuia fazem um grande sucesso no Brasil. Essa é uma das madeiras preferidas na hora de confeccionar peças lindas para compor os mais variados ambientes.

Móveis de madeira sempre chamam a atenção e são bem-vindos para a decoração. Eles trazem frescor, beleza e conforto para o ambiente, ao mesmo tempo em que podem ser combinados com muitos outros materiais.

A Imbuia é um tipo de madeira muito comum na região do Paraná. Se trata de uma madeira de lei, o que significa, na prática, que é perfeita para confecção de móveis e também para uso na construção civil.

Estilo clássico e design de luxo, móveis que denotam autenticidade ao ambiente. Mobiliário que dialoga com tendências proeminentes, aliando a atemporalidade do design clássico ao que há de melhor em referências de vanguarda.

A Cômoda Bombê Reggio é essencial para quem deseja elegância na decoração do ambiente. Com o design atraente da Cômoda Bombê Reggio, além de sua funcionalidade, o ambiente ganha uma decoração de luxo e estilo diferenciado.

Cômoda Bombê Bellani Personalizado Madeira Maciça Design Clássico
Estilo clássico e design de luxo, móveis que denotam autenticidade ao ambiente. Mobiliário que dialoga com tendências proeminentes, aliando a atemporalidade do design clássico ao que há de melhor em referências de vanguarda.

A Cômoda Bombê Bellani é essencial para quem deseja elegância na decoração do ambiente.
Com o design atraente da Cômoda Bombê Bellani, além de sua funcionalidade, o ambiente ganha uma decoração de luxo e estilo diferenciado.



 Depois desses motivos inspiradores... você já sabe qual móvel novo deseja ter em sua casa? Conte nos comentários!


Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!