Berloques, o que são e como usar?

outubro 03, 2022

Berloque, o que é? São itens decorativos que podem ser adicionados a pulseiras ou correntes. Eles vêm em uma variedade de materiais, cores e formas. As joias compostas por esses ornamentos geralmente retratam a personalidade do usuário ou traços de vida, como número de filhos, animais de estimação e profissão.

No Brasil também são chamados de “pulseira da vida”, já que normalmente representam acontecimentos marcantes da trajetória de uma pessoa.

Simbologia do uso dos berloques
Entre a década de 60 e 70, os berloques eram um pouco diferentes de como os conhecemos hoje. 

Eles possuíam locais fixos em uma corrente, ou seja, não dava para organizá-los de acordo com o gosto ou contar uma trajetória através dos adereços. Além disso, eles eram quase exclusivamente de ouro.

Mas uma coisa que permanece a mesma até hoje é o ato de presentear com berloques.

Eles são considerados uma lembrança significativa que pode ser dada a alguém em momentos especiais da vida, como um aniversário de 15 anos, uma formatura, ou mesmo após uma grande conquista, como um prêmio relevante em sua profissão.

A história das pulseiras de berloques relembra os tempos antigos, quando eram usadas como amuletos, além de proteção contra espíritos malignos.

Durante o período pré-histórico, os objetos teriam sido feitos de conchas, ossos de animais e argila. Mais tarde, eles mudaram para ornamentos feitos de pedras preciosas e madeira.

Os antigos egípcios começaram a moldar os berloques como os que vemos hoje e os usavam para identificação e como símbolos de fé e sorte.

Qual o significado de berloque?
Depende de quem o está usando! O significado de um berloque é muito pessoal e varia de acordo com as intenções da pessoa que usa. Podem representar um sonho, um momento ou fases da vida, a personalidade do usuário, uma lembrança ou até mesmo entes queridos.

Qual a diferença entre berloque e pingente?
Há dois tipos de berloques, os tradicionais e o estilo pingente. A diferença entre eles é que o berloque tradicional possui um furo no meio do próprio ornamento por onde passará a corrente, enquanto o pingente possui o berloque conectado a um passador.

Modelos de berloque
As cores e modelos são variados, tem berloques prata, ouro dourado e rosé, e até mesmo em materiais de biju. É possível usá-los combinando o material com um cordão correspondente à sua cor, ou fazendo diferentes combinações, como prata e rosé, por exemplo.


E aí, gostou dos modelos? Nesse post você aprendeu um pouco sobre os berloques, o que são, o que significam e seus principais tipos❤

Beijos da Pâm!
📷 Instagram | 🐦 Twitter | 🍓Pinterest

  • Compartilhe:

Dicas para Leitura

0 comments

Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado das postagens.
Deixe no campo 'comentários' o seu nome e endereço do blog para mim retribuir a visita.

-Não tolero e não irei autorizar comentários ofensivos/obscenos!
-Dúvidas sobre postagens, parceria e outros entre em contato via email: pamelasensato@gmail.com

Beijinhos da Pâm!